Origem da Configuração do Símbolo do Serviço Social
A maioria dos símbolos profissionais têm sua origem na mitologia greco-romana.
O símbolo do Serviço Social é a BALANÇA COM A TOCHA, e ambos elementos possuem sua gênese em histórias diferentes na mitologia.
Fogo (conhecimento) - Zeus, o Soberano dos Deuses do Olimpo, permitiu que os Titãs Prometeu e seu irmão Epimeteu, criassem uma raça de seres que fossem superiores aos demais animais existentes. E para que de fato sua criação fosse superior, Prometeu roubou o fogo sagrado dos deuses e o deu aos homens.
Assim, os homens conseguiram através do fogo, não só exercer sua supremacia sobre os demais animais, saindo da escuridão e adquirindo conhecimento, como tornaram-se semelhante aos deuses em sabedoria.
Balança (equilíbrio) – A balança é o instrumento que a deusa Themis (Justiça) utiliza para obter a equidade, o equilíbrio, a ponderação e a justeza das decisões na aplicação da lei.
Na combinação dos elementos identificamos a luz do conhecimento proporcionando acesso aos direitos jurídico-legais conquistados e afirmado pelas políticas sociais.
Ao assistente social cabe a realização de um trabalho essencialmente socioeducativo, ao possibilitar o acesso e o conhecimento dos direitos à população. É um profissional que está qualificado para atuar nas diversas áreas ligadas à condução das políticas sociais públicas e privadas e seu trabalho tem como principal objetivo responder com eqüidade, equilíbrio, ponderação e justeza às demandas dos usuários dos serviços prestados, garantindo o acesso aos direitos assegurados na Constituição Federal de 1988 e nas legislações complementares.
Elaborado pelo Assistente Social
Paulo Ricardo Dias – (UNISINOS/RS)
Muito interessante este post, é sempre bom conhecer a origem e as simbologias dos nossos cursos.
ResponderExcluirFico feliz por ter aceito minha sugestão para esse post.
=.]