Todos sabemos da necessidade que os profissionais sentem de adquirir materiais para estudar para concursos, nesse site (necessário se cadastrar) você encontrará mais de 1300 questões de concurso em nossa areá, é uma ótima preparação para quem deseja ingressar no setor publico.
Site: http://www.questoesdeconcursos.com.br/formacao/servico-social

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012
Origem da Configuração do Símbolo do Serviço Social
Origem da Configuração do Símbolo do Serviço Social
A maioria dos símbolos profissionais têm sua origem na mitologia greco-romana.
O símbolo do Serviço Social é a BALANÇA COM A TOCHA, e ambos elementos possuem sua gênese em histórias diferentes na mitologia.
Fogo (conhecimento) - Zeus, o Soberano dos Deuses do Olimpo, permitiu que os Titãs Prometeu e seu irmão Epimeteu, criassem uma raça de seres que fossem superiores aos demais animais existentes. E para que de fato sua criação fosse superior, Prometeu roubou o fogo sagrado dos deuses e o deu aos homens.
Assim, os homens conseguiram através do fogo, não só exercer sua supremacia sobre os demais animais, saindo da escuridão e adquirindo conhecimento, como tornaram-se semelhante aos deuses em sabedoria.
Balança (equilíbrio) – A balança é o instrumento que a deusa Themis (Justiça) utiliza para obter a equidade, o equilíbrio, a ponderação e a justeza das decisões na aplicação da lei.
Na combinação dos elementos identificamos a luz do conhecimento proporcionando acesso aos direitos jurídico-legais conquistados e afirmado pelas políticas sociais.
Ao assistente social cabe a realização de um trabalho essencialmente socioeducativo, ao possibilitar o acesso e o conhecimento dos direitos à população. É um profissional que está qualificado para atuar nas diversas áreas ligadas à condução das políticas sociais públicas e privadas e seu trabalho tem como principal objetivo responder com eqüidade, equilíbrio, ponderação e justeza às demandas dos usuários dos serviços prestados, garantindo o acesso aos direitos assegurados na Constituição Federal de 1988 e nas legislações complementares.
Elaborado pelo Assistente Social
Paulo Ricardo Dias – (UNISINOS/RS)
Assinar:
Postagens (Atom)